Sapucaia do Sul, 50 anos de história
Enfim a emancipação
Sapucaia era um distrito de São Leopoldo até amancipar-se e conquistar vida administrativa própria, em 14 de novembro de l961. Nesta data foi sancionada a lei nº 4.203, pelo então governador do estado do Rio Grande do Sul, Leonel de Moura Brizola.
O feriado municipal, e a comemoração acontecem do dia 20 de agosto, dia da vitória do plebiscito que consultou a vontade da população. Foram 750 votos de diferença, sendo 1921 a favor e 1171 contra. (Retirado do Jornal Líder do Vale, Sapucaia do Sul, 11 de agosto de 2011).
Sapucaia terá Museu Histórico no ano do cinqüentenário de emancipação
No ano em que o município comemora o cinqüentenário de emancipação política uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado vai garantir a preservação da história de Sapucaia do Sul.
O prédio onde funcionará o Museu foi tombado como patrimônio histórico, e, é um dos únicos imóveis da época da emancipação da cidade ainda existentes. Inicialmente, o Museu ocupará duas salas para começar a organização e catalogação do acervo histórico da cidade. Futuramente, todo o prédio, que tem 74 anos de existência, será ocupado.
Minha Escola Parceira
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Ströher.
Localizada na rua: Marechal Deodoro, 510 no Bairro Paraíso em Sapucaia do Sul.
Imagem de onde ficava a antiga Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Ströher, onde hoje é o prédio da Secretária Municipal de Educação Turismo e Cultura de Sapucaia do Sul.
Devido ao Grande crescimento da escola, a mesma hoje está situada em novo endereço na rua: Atalíbio T. Figueiredo, 04 no Bairro Paraíso em Sapucaia do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário